Conheça os benefícios da arquitetura corporativa

A arquitetura corporativa é um ramo da arquitetura que se preocupa em projetar e desenvolver espaços de trabalho com layouts eficientes e confortáveis. Afinal, a maioria das pessoas passa grande parte do seu dia no escritório e precisa de um local adequado para trabalhar, que seja funcional e agradável.

A arquitetura corporativa cria espaços em fábricas, hotéis, shoppings, hospitais, escolas, condomínios, restaurantes, aeroporto levando em consideração a racionalização do uso dos ambientes, a tecnologia e a preocupação com os custos e manutenção.

Além disso, apresenta solução adequada e correta para cada situação, independente do tema, tempo e o lugar. Assim, um galpão pode se transformar em um ambiente agradável, com salas de treinamento, reunião, recepção, por exemplo.

Não importa se sua empresa é grande ou pequena: um bom projeto de arquitetura corporativa sempre irá lhe render bons frutos. O orçamento dependerá de quanto a sua empresa está disposta a investir.

Altura das mesas, posição dos computadores, cadeiras adequadas para cada função, cores dos ambientes, iluminação, tudo isso, e muito mais, é levado em conta em um bom projeto de arquitetura corporativa.

Quando o projeto necessita de mudanças estruturais, como retirada ou construção de paredes, assim como a instalação de novas portas ou janelas, o trabalho do arquiteto é essencial, pois é este profissional que tem autorização e a formação necessária para desenvolver, executar e supervisionar a obra.

Arquitetura Corporativa 02 Arquitetura Corporativa 03 Arquitetura Corporativa 04 Arquitetura Corporativa 05 Arquitetura Corporativa 07 Arquitetura Corporativa 01 Arquitetura Corporativa 06

Funcionalidade

Muito mais do que decorar o ambiente, é preciso torná-lo funcional. É importante levar em consideração as necessidades de comunicação e estruturais do trabalho, como o contato entre os funcionários, por exemplo, que está entre as prioridades.

Confira algumas responsabilidades de um projeto de arquitetura corporativa:

  • otimizar espaços
  • escolher os materiais corretos para cada ambiente, do piso ao acabamento
  • garantir a harmonia e o equilíbrio adequado entre o visual, a qualidade, o custo e a manutenção
  • buscar eficiência energética e hidráulica
  • projetar ou refazer a iluminação do escritório para torná-la mais eficaz
  • atender aos requisitos necessários perante os órgãos reguladores
  • ergonomia

Identidade visual

Quando bem utilizada, a arquitetura faz parte da formatação estratégica de identidade visual da empresa e deve reforçar sua imagem e sua missão.

Algumas empresas investem na execução de projetos de arquitetura corporativa para que os funcionários e clientes tenham a impressão imediata de alguns de seus objetivos, como a transparência no desenvolvimento de suas atividades e o uso de tecnologia na prestação de serviços. Os projetos e os materiais e cores empregados buscam refletir a “personalidade” de cada empresa.

Benefícios da Arquitetura Corporativa

Agora que você já entendeu o que é arquitetura corporativa e suas vantagens estéticas, saiba que ela também pode trazer muitos benefícios financeiros para você e sua empresa!

Seus benefícios envolvem não só a saúde de seus funcionários, como também um melhor rendimento do trabalho de cada colaborador. Afinal, todo mundo gosta de trabalhar em um ambiente organizado e bem decorado, pois se torna mais fácil se concentrar em um lugar que está sempre limpo e arrumado.

Com cadeiras e mesas corretas e na altura certa, computadores confortavelmente instalados e uma iluminação perfeitamente colocada, dentre outras coisas, sua equipe com certeza trabalhará melhor e mais rapidamente, com ânimo e a criatividade em alta.

A escolha dos móveis também ajuda a economizar, pois os que possuem boa qualidade tem longa durabilidade e duram mais, tendo em vista que são mais resistentes ao desgaste diário, exigindo menos substituições e manutenções.

Um bom projeto de arquitetura corporativa também ajuda a economizar na conta de luz, pois o espaço é mais bem planejado para aproveitar a iluminação natural, como a utilização de janelas mais amplas e divisórias de vidro ou transparentes. Além disso, a escolha correta de cortinas e persianas irá melhorar o isolamento térmico do escritório, diminuindo a necessidade do uso de ar condicionado.

Em ambientes em que os funcionários não estão necessariamente trabalhando, como o refeitório ou a sala de descompressão, o projeto pode ser mais despojado, tendo em vista que são lugares em que os funcionários podem passar um tempo e relaxar.

Solange Cálio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *